Questões Cosmológicas (o blog)

astronomiaPrazer, meu nome é Cesar Pinheiro. Na década de 70, o céu foi minha ‘diversão predileta’ … e fiz (ou tentei fazer) graduação na UFRJ, em Astronomia.  Apesar de…atualmente…não trabalhar na área…o interesse continua presente, e nas ‘horas vagas’, a Internet ajuda a saciar essa…”sede inesgotável”.

Considero a Natureza um desenvolvimento inato do Universo – e…a Vida – um processo biológico evolutivo – cuja finalidade recursiva de entender a si própria (consciência), a ciência tenta melhor aproveitar, para assim, dela se fazer merecedora.

Quanto mais nos tornamos íntimos do Universo – conhecendo seus segredos, e revelando seus mistérios – mais compactuamos com sua grandeza ‘infinita’. Sim, para nossa alegria, o cosmos é muito maior do que podemos imaginar. O Ser Humano – verdadeiro guardião da vida no planeta – apesar de ainda não totalmente consciente desse fato – procura suas respostas imediatas – dentro de uma sociedade, que não cultiva essa liberdade de pensar.

São muitas contas pra pagar… muitas metas pra se                             alcançar…e, é claro…muitos tropeços pelo caminho.

Escravo de seus próprios instintos – talvez…quem sabe…um olhar diferente possa reverter esse labirinto. Não que o primitivismo leve de volta ao paraíso nem que o positivismo abra todas as portas do futuro, como num passe de mágica. Mas a consciência…Sim!…é a chave de um novo (velho) destino…tão procurado por Galileus e Giordanos ao longo do caminho. E, para que tal aconteça – uma prática se faz necessária – para que juntando a natureza ao social… liberdade à justiça… contingência à expectativa… luz à ciência… – faça desse ‘novo horizonte’, a síntese…(transcendental)…dos sentidos…que unindo assuntos de interesse geral…reflita a coerente “perspectiva” (mais objetiva possível) de suas diversas áreas afins.

Em suma…esse blog procura ser um espelho fiel de tudo aquilo que acredito relevante para alimentar o conhecimento – e assim…questionar acerca das ‘profundezas da existência’. Afinal, a vida é uma inesgotável fonte do saber.

Sobre Cesarious

estudei Astronomia na UFRJ no período 1973/1979.
Esse post foi publicado em apresentação. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Questões Cosmológicas (o blog)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s