Questões Cosmológicas (o blog)

astronomiaPrazer, meu nome é Cesar Pinheiro. Na década de 70, o céu foi minha ‘diversão predileta’ … e fiz (ou tentei fazer) graduação na UFRJ, em Astronomia.

Apesar de, atualmente, não trabalhar na área,     o interesse continua a me acompanhar – e nas horas vagas, a Internet me ajuda a saciar essa sede inesgotável.

Considero a Natureza um desenvolvimento inato do Universo – e…a Vida – um processo biológico evolutivo irreversível – cuja finalidade recursiva a ciência tenta compreender, para dela ‘racionalmente’… fazer parte – e ser merecedora.

Quanto mais nos tornamos íntimos do Universo – conhecendo seus segredos, e revelando seus mistérios – mais compactuamos com sua grandeza ‘infinita’. Sim, para nossa alegria, o cosmos é muito maior do que podemos imaginar. O Ser Humano – verdadeiro guardião da vida no planeta – apesar de ainda não totalmente consciente desse fato – procura suas respostas imediatas – dentro de uma sociedade…que não cultiva essa liberdade de pensar.

…São muitas contas pra pagar…muitas metas pra se                             alcançar… – e, é claro, muitos tropeços pelo caminho.

Escravo de seus próprios instintos – talvez, quem sabe – um olhar diferente possa reverter esse labirinto. Não que o primitivismo leve de volta ao paraíso, nem que o positivismo abra todas as portas do futuro, como num passe de mágica. Mas, a consciência!… Sim, é a chave para um novo destino.

Porém, para que isso aconteça, uma prática se faz necessária –  que una natureza ao social, liberdade à justiça…contingência à expectativa…luz à ciência… Pois bem, aqui tento juntar assuntos de interesse geral…em uma síntese (meio que transcendental) que melhor reflita  uma coerente perspectiva (a mais objetiva possível) de suas diversas áreas afins.

Em suma…esse blog procura ser um espelho fiel de tudo aquilo que acredito relevante para alimentar o conhecimento – e assim…questionar acerca das ‘profundezas’ da existência. Afinal, a vida é uma inesgotável fonte do saber.

Anúncios

Sobre Cesarious

estudei Astronomia na UFRJ no período 1973/1979... (s/ diploma)
Esse post foi publicado em apresentação. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Questões Cosmológicas (o blog)

  1. Olá Cesar! Sou a “Cris” e estivemos juntos sábado passado e gostei de te encontrar por aqui. Grande abraço!

    Curtir

    • cesarious disse:

      olá Cris, soube que você estudou Matemática, então, espero que goste de alguns artigos traduzidos específicos sobre a ciência matemática, e sua aplicação no mundo físico.
      Confesso que muitas dessas ideias são novidade pra mim, mas, ao mesmo tempo, trazem a esperança de que ela, a matemática, possa traduzir (em sua totalidade) o universo em que vivemos.

      (… mesmo que a nossa interpretação e percepção sejam incompletas)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s