Burkhard Heim e os conceitos de ‘Hiperespaço’

warpdrive

“Quem cria a necessidade, na medida em que consegue compor numa unidade o que é fragmento, enigma, e cruel acaso – quem, portanto, primeiro cria a verdade… — este, segundo Nietzsche… é um espírito que rege seu mundo… seu destino.”  (W. Stegmaier) 

Há mais de 1 ano atrás a revista “New Scientist” publicou artigo bastante polêmico sobre a informação do desenvolvimento pela Força Aérea Norte-Americana de um superpropulsor baseado nas teorias de um físico alemão chamado Burkhard Heimque havia começado seus estudos junto a órgãos científicos nazistas… (também a NASA estaria interessada na proposta, obviamente…)

Da Terra a Marte em 3 horas

De acordo com a teoria de Heim, um propulsor conseguiria levar uma nave até o planeta Marte em apenas 3 horas…Ou, a uma estrela situada a 11 anos-luz em 80 dias. As teorias quânticas de Heim já haviam sido desenvolvidas, ainda nos anos 50. – Segundo Heim, o motor seria capaz de produzir um ‘campo magnético tão intenso…que produziria um campo gravitacional capaz de impulsionar a nave para uma outra dimensão.

Após o fim da ‘Segunda Guerra Mundial’…Burkhard Heim, inocentado pelos aliados, passou a trabalhar livremente para instituições científicas alemãs; a despeito de seus “artigos mais polêmicos” serem brecados por revisores…de certas revistas científicas.

B Heim

Mas, quem foi afinal Burkhard Heim?

Burkhard Heim teve uma vida diferente. Foi uma criança precoce. – Nasceu em 1925em Potsdam /Alemanha…Desde criança, tinha o hábito de brincar com explosivos,  chegando mesmo a causar alguns desastres domésticos.

Em 1941… Burkhard Heim foi recrutado pela Força Aérea Alemã. – Em 1943…enviou uma carta ao Instituto Técnico-Químico de Berlim oferecendo-se na ajuda… ao desenvolvimento de novos explosivos. Em 44…foi removido do front – a mando do Reich… e enviado para lá.

Durante seu trabalho no laboratório, um acidente com explosivos o deixou sem as mãos…sem 90% da visão… e, com a audição prejudicada. Ele tinha apenas 19 anos, e… por conta disso… – caiu em uma ‘depressão profunda’.

Antes do acidente, Heim era um jovem muito vivo, bem-humorado…e com sede de conhecimento. Tinha grande apreço por sua existência no mundo. Após o acidente, tornou-se quase completamente isolado…Heim chegou a fazer cinquenta cirurgias. Quando sua crise de depressão foi sanada, decidiu continuar com aquilo que ainda             havia sobrevivido… – sua curiosidade e capacidade intelectual.

A agenda científica (propriamente dita)

Seu objetivo maior, com efeito, seria desenvolver sua  “Teoria de Tudo” — teoria que tenta unir a mecânica quântica…à relatividade. – Ainda em 1943 Heim havia conhecido Werner Heisenberg (um dos descobridores da mecânica quântica) envolvido àquela época, em pesquisas no desenvolvimento da “bomba atômica alemã”. Heim lhe contou, então, sobre seu plano de utilizar implosão química – para facilitar a explosão atômica.

Heisenberg se impressionou  com a inteligência de Heim…                             mas, achou que um projeto deste porte seria impraticável.

Em 1946, Burkhard Heim matriculou-se na Universidade de Goettingen para estudar física. Ele concluiu a graduação com ajuda de colegas, e de seu pai. Simultaneamente, estudava também várias outras matérias… incluindo medicina, psicologia, eletrônica, história e teologia. – Já em 1950, casou-se com a cantora lírica Gerda, que se tornou     seu afetuoso anjo-da-guarda… Ela o assistiu, em seu trabalho científico, durante toda     sua vida.

Embora hoje em dia, Burkhard Heim seja completamente desconhecido entre os físicos… nos anos 50 havia se tornado uma ‘celebridade mundial’, quando…num congresso sobre vôos espaciais discursou pela 1ª vez, sobre as teoricamente possíveis, “propulsões de campo” para veículos espaciais.

Projeto para uma Teoria de Campos Unificados

tunelJá no primeiro ano de seus estudos, Heim começou a trabalhar, independentemente sobre uma ‘Teoria de Campo Geral. – Ele queria demonstrar, geometricamente…as “forças físicas” do espaço.

Em  1949, estende a Lei da Gravitação de Newton… – onde considerava a massa do campo gravitacional… — Em 1952…une a mecânica quântica, bem como os campos macroscópicos da ‘Teoria da Relatividade’ a uma ‘Teoria de Campo Unificado – Não Hermético’, usando ‘equações matriciais.

Em 1953, através dessas mesmas equações, é capaz de representar sua teoria de campo unificado em 6 dimensões… Em 1958, calcula numericamente a intensidade horizontal     do campo magnético da Terra e da Lua. – Estes campos magnéticos apareceriam como consequência da ‘rotação da massa‘. Sua força seria estimada a partir da relação entre   essa rotação e o campo magnético.

Em 1954, Burkhard Heim iniciou seus estudos com Carl Friedrich von Weizsäcker, em Göttingen. – Realizou sua tese de graduação sobre os processos físicos na ‘Supernova’ da Nebulosa de Câncer. – Em seguida… começa a trabalhar no “Instituto de Astrofísica Max Planck”, também em Göttingen, onde permaneceu 2 anos. No entanto, ele logo percebeu como seria extremamente difícil ‘trabalhar em equipe‘ – devido a ausência de suas mãos.

Von Weizsäcker também não queria auxiliar Heim a desenvolver sua “Teoria do Campo Unificado”… E, era essa, essencialmente, a única coisa em que Heim estava interessado. Em 1958, ele fundou seu próprio instituto em Northeim/Alemanha… – de onde poderia verificar os efeitos experimentais previstos por sua teoria gravitacional. Porém… devido     às limitações financeiras que significavam esta aventura, teve que adiar seu projeto.

Em consequência, Heim decidiu que seria melhor trabalhar em casa. E, de fato, nos anos 60, trabalhou obsessivamente… – quase que em isolamento. 

Uma das razões para esse isolamento – veio da sua desconfiança…após um colega fraudar doações de uma sociedade que fundou em 1959, o ‘Institut für Kraftfeldphysik’ – Instituto para Física de Campos, onde pretendia desenvolver modelos de teste para seu conceito de propulsão. – Algumas de suas 1ªs publicações foram escritas neste período … incluindo aí uma série de textos publicados na Zeitschrift für Flugkörper (“Revista dos Mísseis”).

Nesse ano (59)…Heim desenvolve uma “geometria quântica do espaço em 6 dimensões, bem como publica seu primeiro artigo na revista alemã “Flugkörper”… “Das Prinzip der dynamischen Kontrabarie”. Ali, apresenta para discussão os resultados de sua pesquisa. Esquematiza, inclusive – em cores brilhantes – uma visão da realização técnica de seus resultados, ilustrando um voo espacial para Marte.

Heim  discutia os princípios de uma ‘dinâmica Kontrabarie‘… — na qual  examinava como um “dispositivo de campo” poderia ser mais eficiente que o melhor dispositivo químico de foguetes.

Estes textos permaneceram ambíguos nos conceitos fundamentais subjacentes a sua teoria dos dispositivos de campo, também devido à necessidade de complementar os cálculos dos campos extras em sua teoria, desenvolvidos apenas … após alguns anos.

Heim confiava numa maior eficiência do foguete “físico”… em relação ao “químico”…

Em fins dos anos 50, e início dos 60, havia um bom número de reportagens sobre Heim   em revistas e jornais. Especulava-se que ele estaria próximo de realizar uma descoberta, tanto em física básica quanto na sua teoria sobre propulsão…A companhia aeroespacial Bölkow estava prestes a financiar o esforço de Heim em desenvolver um ‘dispositivo de campo’, mas foi incapaz de obter financiamento adequado.

O presidente da empresa, Ludwig Bölkow sugeriu a Heim que se concentrasse em tornar sua teoria o mais concreta e realizável possível…Com esta sugestão, Heim decidiu passar   de experimentalista a teórico. Entrementes, seriam 20 anos até que as ideias de Heim se materializassem em algo concreto… – parte dos resultados pelos quais é conhecido hoje, se deve à sua fórmula de massa de partículas elementares, aos valores da constante da estrutura fina, e coeficientes da força de acoplamento… – todos extraídos de sua teoria.

O caminho do espectro de massa das partículas ponderáveis

Durante os 20 anos mencionados… Heim trabalhou em uma descrição unificada de corpúsculos elementares. – cuja teoria se desenvolveu, sob circunstâncias bastante  difíceis; publicada em partes, desde 1975. Em vários artigos … em todos estes anos, Burkhard Heim demonstrou buscar uma ‘teoria geométrica’ – na qual os campos (relativístico e quântico)…interagissem.

Heim publica…resumidamente…os resultados de seu trabalho em 1977,         no ensaio “Sugestão de um modo de descrição unificada — das partículas elementares”… — cujas 10 páginas… foram entregues em agosto de 1976.

Heim porém… não consegue editor, pois nenhum consultor consegue entender sua teoria. Para a Física, a maneira e os resultados da teoria de Heim estavam fora de cogitação. Não queriam mexer com ela. – Ainda assim…o professor católico Andrea Resch iria publicar a teoria de Heim em sua própria editora…mesmo considerando que um livro tão complexo, com uma enorme quantidade de fórmulas – representasse um grande risco nos negócios.

Em 1980, finalmente… Estruturas elementares da matéria foi impresso… não obstante, a 1ª edição contivesse muitos erros… — sendo substituída em 1989 por uma 2ª edição corrigida. Assim a ‘teoria do campo quântico‘ de Heim foi apresentada       ao público, de uma forma relativamente completa.

Hoje em dia, finalmente… as ideias de Heim passaram a ser livremente debatidas… E, alguns pesquisadores acreditam que suas teorias sobre “gravidade quântica” possam       ser aceitas como parte auxiliar no desenvolvimento da chamada… – “Teoria de Tudo”. Rynaldo Papoy (2007) texto base; consulta: ‘Burkhard Heim’ # ‘Is Warp Drive Real?’  *********************************************************************************

Motor hiperespacial já é hipoteticamente possível  (16/01/2006)  

Bem Vindo ao Expresso Marte:  numa viagem de apenas 3 horas.

Uma extraordinária máquina de “hiperespaço” que poderia fazer das viagens interestelares, uma realidade — por voar dentro de outras dimensões  está sendo investigada  pelo  Governo  dos EUA.

O hipotético dispositivo – em esboço… a princípio – é baseado numa teoria controversa, que poderia…potencialmente, permitir uma nave viajar para Marte em 3 horas… – e uma jornada para uma estrela a 11 anos-luz de distância em 80 dias (de acordo com a reportagem da revista ‘New Scientist’).

A máquina hipotética trabalha criando intensos campos magnéticos que, de acordo com as ideias primeiramente desenvolvidas pelo cientista Burkhard Heim nos anos 50, produziria um ‘campo gravitacional‘… — resultando em um empuxo para a espaçonave. — Devido ao intenso ‘campo magnético‘ criado… — a nave ‘escorregaria‘ para dentro de diferentes dimensões…’onde a velocidade da luz é maior‘…permitindo alcançar incríveis velocidades.

Desligar o campo resultaria no reaparecimento                                                     da ‘máquina’… em nosso espaço tridimensional.

A Força Aérea dos EUA expressou interesse… – Também cientistas que trabalham para o Dpto de Energia norte-americano, que possui um dispositivo conhecido como maquina Z (seria de Zefran, ou Zombotron?)… capaz de produzir a quantidade de campo magnético requerido pela máquina hipotética… – prometem que…se a teoria for bem sucedida a um estudo detalhado, poderiam conduzir um teste.

O professor Jochem Hauser…um dos cientistas que deram força à ideia, disse ao site que, se tudo caminhar normalmente… uma máquina poderia ser testada – em cerca de 5 anos. Contudo, o professor Hauser – físico de Ciências Aplicadas da Universidade de Salzgitter, Alemanha, e chefe de aerodinâmica da ESA (Agência Espacial Européia), advertiu que o mecanismo foi baseada numa teoria altamente controversa que pressupõe uma mudança significativa na corrente do pensamento dominante das Leis da Física…

“Eu tenho estado trabalhando em sistemas de propulsão por muito tempo,   e seria a coisa mais surpreendente…Os benefícios seriam quase ilimitados. Mas isto ainda não está acessível… – Nós primeiro temos de provar que a ciência básica (da teoria) está correta…e há um grande número de físicos com opiniões diversas. – Este é o nosso trabalho, provar que nós estamos certos…e, estamos trabalhando para isso”  comentou o cientista alemão.

http://gravitymodification.com/Blog/Entries/2008/2/15_More_on_Droscher_and_Hauser.html

“Se a teoria estiver correta… então isso não será mais ficção científica – será ciência de fato… — e… poderemos fazer espaçonaves viajarem a diferentes sistemas solares…”.

Acrescentando o professor…   —   “A ‘NASA’ contatou-me, e na semana que vem, estarei indo conversar com alguém da Força Aérea sobre o assunto – mas isso está apenas no estágio inicial. Acho que o cenário mais plausível seria nos próximos anos construirmos um dispositivo de teste – isso se a tecnologia ajudar”.

A atenção das autoridades americanas para o Professor Hauser – e seu colega australiano… foi devido a um artigo chamado — “Guia para um dispositivo de propulsão espacial, baseado na teoria de quantum de B. Heim” texto base: ‘Motor hiperespacial já é hipoteticamente possível’  ////////////////////////////////////////////////////////////////// 

PESQUISA em TUNELAMENTO de HIPERESPAÇO  (08 Março 2006)

Albuquerque, Novo México – Então, você está procurando a última novidade em viagem interestelar superluminal via reversíveis buracos de minhoca? – Inicialmente, pegue um gerador de ondas gravitacionais de alta frequência; em seguida, o coloque em um campo de vácuo quântico. Agora misture alucinadamente força gravitomagnética num giratório supercondutor…e, aguarde a eventual dilatação  dimensional  da  via  espaçotemporal. 

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Esse foi um dos muitos temas discutidos no Space Technology Applications International Forum (STAIF), numa reunião aqui realizada entre 12 e 16 de Fevereiro que reuniu mais de 600 especialistas para discutir uma série de questões da exploração espacial.

Juntamente com os corriqueiros debates espaciais do dia-a-dia… o STAIF também se tornou um respeitado local para pesquisadores que beiram o exótico… o pensamento ficcional revolucionário ou a mais estranha e fantástica anomalia dimensional, como assim comentou John de Brandenburg…do Instituto Espacial em Orlando/Flórida…

“Nós esperamos que a natureza tenha deixado uma porta aberta. Se nós não encontrarmos a porta certa — tentaremos cada maçaneta… Um dia destes encontremos uma porta aberta”.

Brandeburgo fez um relato de sua pesquisa sobre  teoria unificada em Gravidade Eletromagnética (GEM). Ele disse que sua motivação para vasculhar este tipo de     domínio é impulsionada, em parte, pela possibilidade de um Prêmio Nobel, mas:

“Nós não só queremos analisar esta matéria, mas                                            também… — descobrir suas possíveis utilidades.”

Para a maioria, a busca por novidades no campo da potência em propulsão espacial é semelhante a caminhar pela praia, na esperança de encontrar uma moedinha de ouro reluzindo ao Sol, disse Brandeburgo. “Aliás, aqui na Flórida, isso acontece de vez em quando. Então, nós estamos tentando a sorte” disse ele… — Não resta dúvida de que alguém trabalhando em “efeito de dobra” e “buracos de minhoca” não deva descartar       um pouco do ‘olhar cético em certos círculos científicos…Obter ‘silenciosa audiência’   para inspirações ‘fora do normal’ não é nada fácil…

“Temos que pensar em todas as possibilidades existentes. — Temos de levantar cada pedra, e olhar para o futuro, para descobrir o que está           à nossa espera.  –  O que a Física pode fazer, para onde pode a Física caminhar…”…afirmou Eric Davis, do Instituto de Estudos Avançados           de Austin, Texas. “Para ajudar a responder estas perguntas…o fórum           é o legítimo lugar para apresentar novas formas de pensar. Mas, por   outro lado podemos nunca encontrar essas respostas” concluiu Dana Andrews, diretor da ‘Spaceflight Systems, Inc.’ em Seattle/EUA.

Ele foi um dos responsáveis pelo STAIF ter-se tornado um ninho para desafiadoras propostas não-tradicionais. As perspectivas de que toda a física já foi descoberta não       soa bem com Andrews…“Sou da opinião de que coisas como matéria escura, energia escura, e energia quântica de vácuo …  se não pensarmos fora dos padrões normais, nunca poderemos conhecê-las”.

Como exemplo, uma nova solução exata da equação de campo gravitacional de Albert Einstein foi apresentada em STAIF pelo físico Frank Felber, da Starmark, Inc., sediada     em San Diego, Califórnia. E, após uma série de explicações sobre suas equações, Felber previu que a viagem espacial próxima à velocidade da luz é atingível…e num futuro não     tão distante, como explicou… — Acredito que esta nova solução representa um avanço enorme para a propulsão espacial…ao abordar os principais desafios da engenharia em fornecer muita energia a uma espaçonave — com insignificantes distúrbios adicionais“.

Assim, apesar de todas as projeções de risco… a 1ª missão a acelerar uma nave a uma “boa fração”…aproximadamente 10%, ou mais, da velocidade da luz…pode não estar tão distante.

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O teste de estado estacionário térmico de um núcleo de foguete VASIMR visa a escalabilidade para o voo espacial humano Créditos: Ad Astra Rocket Company

A solução mencionada também oferece a oportunidade — de testar com rigor a “teoria gravitacional” de Einstein… sob ‘velocidades relativísticas’… — onde ela nunca foi testada antes… – A menos de 1% do ‘custo médio’ de experiências no espaço… os testes poderão demonstrar a “antigravidade“, e atestar a ‘teoria de Einstein’…E Felber acrescenta que: 

“Eu não procurava antigravidade, ou meios de propulsão; nem procurando ‘expandir as fronteiras do espaço’… – Na verdade estava à procura de uma forma de relacionar “forças inerciais” com a gravidade de massas distantes no universo. – Para  isso… eu supunha necessário conhecer o campo gravitacional de massas relativísticas, uma vez que a maior parte da massa do Universo está se afastando… – a velocidades relativísticas”.

A solução de Felber da equação do campo gravitacional de Einstein é a primeira a calcular a evolução do campo gravitacional de uma massa se movendo próximo à velocidade da luz. Sua análise constatou que essa massa… — em um movimento mais rápido do que 57,7% da velocidade da luz, repelirá gravitacionalmente outras massas ao longo de um estreito ‘feixe antigravitacional’ à sua frente…Quanto mais próximo à velocidade da luz, mais forte se faz presente esse fenômeno. – Assim, o ‘campo frontal de antigravidade‘ de determinada massa – suficientemente rápida e densa…poderá ser usado para impulsionar um projétil a “velocidades relativísticas – Porém… como disse John Cole, diretor do Advanced Space Transportation Project Office/NASA… “sempre nessas horas, uma boa dose de ceticismo é fundamental”.

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Cole trabalhou ao longo de vários anos, no Centro de Pesquisa em Propulsão de Marshall, apoiando vários estudos avançados… – sendo agora… designado para pesquisas em lançamento de veículos tripulados…Ao falar sobre novas ideias em propulsão … acrescentou ele, a possibilidade de surpresas… – Novos conceitos apresentados no ‘STAIF‘ representam o trabalho de pessoas que pretendem… levar ‘seres humanos’ para fora da Terra…para além do sistema solar… – Ainda segundo Cole:

“Se quisermos chegar às estrelas, não faremos isso quimicamente. – Por outro lado… há também dificuldades em relação a sistemas nucleares – até nos conceitos de fusão, para acelerar a humanidade em direção a outros mundos. Para realizarmos esse objetivo em um período razoável de tempo… porém… algo diferente tem de ser encontrado. E, nesse momento – no ‘ruído‘ … não há bastante sinal para se estar convicto de que há algo de novo no ar… – Temos de ser suficientemente céticos para todo esse tipo de coisas…Mas temos também de ter um espírito aberto. Talvez se encontre algo…e se isso acontecer…que seja algo concreto”.

Acostumado ao rigor das ideias está Bob Cassanova, diretor do Instituto da NASA em Conceitos Avançados (NIAC), em Atlanta, Geórgia…NIAC está firme, buscando novos conceitos espaciais, e astronáuticos – que possam revolucionar a forma como a NASA desenvolve, e realiza suas missões… – Embora ainda não tenha presenciado qualquer ‘momento de revelação‘ no STAIF…a reflexão e o debate aberto são fundamentais,       para ajudar a aperfeiçoar uma boa ideia especulativa… – Mas Bob Cassanova adverte:

“É importante que as pessoas se reúnam e exponham suas ideias para a comunidade científica, e encontrem o devido retorno… Mas, só escrever     uma equação que descreve alguma coisa; não significa que tal equação descreva a verdadeira física que está acontecendo.”

Cassanova notou que…alguns dos conceitos apresentados não têm sido confirmados experimentalmente. Em alguns casos, a grande demanda de energia, enormes peças         de equipamento, bem como financiamento adequado para pesquisas…são, para eles,         os maiores entraves, a fim de realizar um experimento de vanguarda…. – O  próprio       Projeto de Inovação em Propulsão Física da NASA foi suprimido, em finais de 2002.

Esse fato hoje em dia, obriga a NASA a recorrer a tecnologias convencionais… A capacidade de colocar algum “glamour” na           expansão da presença da humana no sistema solar… tem sido profundamente afetada por este legado… — E… conclui Davis:

“Devemos nos colocar acima da Terra, e começar a experimentar a avançada, eficiente,   e potentíssima propulsão de alta velocidade para tornar o acesso ao espaço muito mais real e acessível…Seja propulsão a raio laser, alteração gravitacional, extraindo energia de vácuo, ou reversíveis ‘buracos de minhoca’ e tunelamento dimensional, estes e outros conceitos merecem atenção… E são importantes – porque o futuro é tudo.”

texto original: ‘Warps into Hyperdrive’ outras fontes: ‘Antigravity Propulsion System’  ************************************************************************************

LHC poderá testar propulsão ‘hiperdrive para naves espaciais   (01/12/2009) “O efeito colateral da Teoria da Relatividade poderá ser utilizado para impulsionar uma nave espacial, inicialmente estacionária – fazendo-a atingir uma fração significativa da velocidade da luz”.

Hiperespaço

O “LHC” acaba de superar o seu único concorrente, o acelerador Tevatron, ao fazer viajar um feixe de prótons, com o impulso de 1,18 TeV. Se nenhum outro defeito paralisar o ‘maior experimento da história’ as atenções se voltam para uma das experiências ‘mais esperadas’ (embora não oficialmente agendada… ainda); idealizada pelo físico Franklin Felber… – mais parecida ao que se vê nos filmes de ‘ficção científica’ – que poderá abrir, definitivamente… – as fronteiras do ‘Sistema Solar’… – à exploração humana do espaço.

De acordo com reportagem da revista ‘New Scientist‘, tudo começou em 1924, quando o matemático alemão David Hilbertpublicou um artigo chamado ‘Os Fundamentos da Física’ – onde descreve um extraordinário “efeito colateral” … da ‘teoria da relatividade’. Hilbert estava estudando a interação entre uma partícula relativística … movendo-se na direção de uma massa estacionária, ou distanciando-se dela.

Sua conclusão foi que, com a partícula relativística a uma velocidade maior do que cerca de metade da velocidade da luz… – a “massa estacionária”… a repeliria. Ou, ao menos assim pareceria, a um distante observador inercial.

Este é um resultado interessante, que acabou mais ou menos esquecido – afirma Felber, que não tem ligação com instituições acadêmicas. Ele inverteu o raciocínio de Hilbert, e concluiu que o efeito oposto também deve ser verdadeiro… – uma partícula relativística deve ser capaz de repelir uma massa estacionária.

Segundo ele – este efeito poderia ser utilizado para impulsionar uma massa inicialmente estacionária…uma nave espacial, por exemplo, fazendo-a atingir uma fração significativa da velocidade da luz. Mais interessante ainda, Felber prevê que essa velocidade pode ser alcançada sem gerar um sério estresse, que poderia danificar a espaçonave, ou ferir seus ocupantes.

É a “propulsão em hipervelocidade”…ou propulsão hiperdrive. E, é aí que entra o LHC. Felber afirma que a teoria pode ser testada pelo Grande Colisor de Hádrons.

O LHC poderá acelerar partículas a um nível de energia tal … capaz de gerar as forças repulsivas, previstas por Hilbert.

A ideia de Felber é colocar uma massa     de teste junto do anel do LHC, e medir     forças que incidem sobre essa massa – conforme as partículas passem zunindo pelo túnel. A força repulsiva que Felber prevê é minúscula; mas se ela de fato existir poderá ser detetada ‘sem qualquer custo adicional’.

‘texto base’   outras fontes: Velocidade de dobra é mais factível do que se imaginava  ***************************(texto complementar)*********************************

NASA testa (‘com sucesso’) a “propulsão a vácuo…(quântica de plasma)

motor-impossivel

A NASA acaba de testar um motor que, por tudo que sabemos da física… – não deveria funcionar. Mas não só o motor funciona… – como, ninguém consegue explicar como é que ele funciona…

A história começa com o trabalho de um inventor, Roger Shawyer, e seu motor, o ‘EmDrive‘…Basicamente, Shawyer alega que, ao introduzir micro-ondas em uma cavidade no vácuo, é possível gerar uma impulsão.

A explicação relativística de Shawyer porém, não convenceu os                       físicos que viram o projeto, e consideraram o motor impossível.

O argumento basicamente, é que existe uma única maneira de gerar impulsão no vácuo… arremessando matéria em uma direção… – para ser acelerada na direção oposta. Assim… foguetes queimam combustível, que expandindo… – sai em alta velocidade numa direção, e com isto obtém esta aceleração, na direção oposta.

O princípio básico que está no comando é o “princípio da conservação do momento” … ou 2ª lei de Newton. É por causa deste princípio básico que todos os motores para foguetes devem ter um ‘tanque de combustível’, ou então coletar matéria no espaço para usar como combustível… – Ou deveriam, até a invenção do “EmDrive”…

Este motor absurdo funciona sem combustível. – É só colocar micro-     ondas em uma cavidade especial… – e logo começa a jorrar matéria. 

A melhor explicação para seu funcionamento é que ele se utiliza das partículas virtuais que são geradas pela flutuação quântica do vácuo. Esta por sua vez é consequência do ‘princípio da incerteza’ de Heisenberg…que diz que não se pode saber ao mesmo tempo, a posição e o momento exato de uma partícula… – ou seja, um aumento na precisão de uma informação, reduz a precisão da outra.

Em um vácuo perfeito, partículas de matéria e antimatéria surgem do nada … e, depois de um curtíssimo tempo, se aniquilam e voltam ao nada de onde vieram. Estas partículas não podem ser detetadas em um acelerador de partículas, por isto são chamadas de virtuais. O EmDrive causaria um desequilíbrio na flutuação quântica do vácuo e geraria ‘plasma virtual’… composto de ‘partículas virtuais’.

Pode parecer coisa de um maluco que matou aulas de física… Só que a China não pensou assim… – resolveu testar o equipamento… – e, em 2009… publicou um trabalho, no qual um protótipo do foguete gerou uma ‘força de impulso‘ de 720 milinewtons… – suficiente para, por exemplo, acelerar um satélite.

Sabendo do sucesso dos chineses…Guido Fetta criou seu próprio motor (sem propelente) baseado no EmDrive, mas com outro nome (Cannae Driver), e convenceu a NASA a testá-lo. Na 50th Joint Propulsion Conference em Clevelan, Ohio a NASA detalhou esses testes.

O motor testado pela NASA, um pouco diferente do modelo original de Roger Shawyer, produziu 30 a 50 micronewtons de força… pouco mais de mil vezes menos que o chinês.

nave espacial nuclearProxima Centauri, aí vamos nós

E o que isto significa? Para nós, reles mortais, quase nada… Não vamos ter estes motores impulsionando nossos carros… – porque eles funcionam no vácuo… mas, se for um efeito real…e não erro de medição…ou execução… significa, de fato…uma revolução na propulsão espacial… Satélites não precisarão mais carregar combustível para correção de órbita, apenas coletores solares para obter energia elétrica.

Sondas interplanetárias, que usam motores de plasma também poderiam ficar mais leves… – se usassem um motor que não precisa de combustível.

Da mesma forma… as ‘viagens interestelares’ têm sido descartadas por causa de um problema – a quantidade absurda de combustível que um foguete tem que carregar.     Mas, com um motor como este – a quantidade de matéria (e o consumo de energia) necessário para viagens interestelares reduz-se drasticamente. Isto sem contar com     novos conceitos de física, que devem surgir da exploração deste motor.

O astrônomo Phil Plait, no entanto, é um dos que acreditam que é mais provável que se trate de um erro de medida… – Segundo Plait a interação com partículas virtuais é uma ideia interessante, mas altamente especulativa, e o trabalho que a NASA apresentou… é mais um ‘relatório de progresso’ do que trabalho científico … não entrando em detalhes sobre a razão do motor funcionar.

A ideia é esperar por evidências mais fortes, tanto metafórica, quanto literalmente… (50 micronewtons não é força suficiente para derrubar      uma lei da física… – ou iniciar outra física…)(texto base) (jan/2014)

Termodinâmica Relativística  (26/10/2007)                                                                        Uma nova abordagem para este assunto controverso sugere que a temperatura seria a mesma que a medida em um referencial estacionário…Em outras palavras – corpos em movimento não pareceriam mais quentes, ou mais frios’.

A ‘Teoria da Relatividade Restrita  tem fórmulas, as Transformações de Lorentz…que podem converter intervalos de tempo, ou distância, de um ‘referencial inercial’…para outro ‘referencial veloz’, próximo à velocidade da luz.

Mas, como fica a temperatura?… Ou seja  –  se um observador em altíssima velocidade… – levando consigo seu termômetro…tentar medir a temperatura de um gás dentro de uma garrafa estacionária, que temperatura ele leria?

Seria o caso de se pensar que uma questão como essa já tivesse sido estabelecida décadas atrás, mas não é o caso… – Einstein e Planck pensaram uma vez, que o termômetro veloz mediria uma temperatura mais baixa… – já outros… pensavam numa temperatura maior. Assim o 1º problema que se apresenta é como definir, ou medir a temperatura de um gás.

Maxwell, em 1866, enunciou sua fórmula, prevendo que a distribuição de velocidades das partículas do gás teria a forma de uma curva Gaussiana. Mas, qual seria a aparência dessa curva para alguém que passasse voando por ela?… – E, o que representaria a temperatura média do gás para este outro observador?

Jorn Dunkel e colegas da Universitat Augsburg (Alemanha), e da Universidad de Sevilla (Espanha) não poderiam realizar – exatamente – medições diretas (ninguém conseguiu imaginar como manter um gás… num recipiente – com velocidades relativísticas… num laboratório terrestre)… porém  —  idealizaram uma elaborada simulação da experiência.

Para Dunkel, alguns sistemas astrofísicos podem, eventualmente,                   oferecer uma chance de julgar – experimentalmente – a questão.

No geral, o esforço para casar a termodinâmica com a Relatividade Restrita ainda está na fase inicial…Não se sabe com exatidão como vários parâmetros termodinâmicos mudarão em altas velocidades. Dunkel diz que o “Zero Absoluto” permanecerá; mesmo no caso dos observadores a altas velocidades…Porém, testar “transformações de Lorentz” para outras quantidades, tais como entropia é sempre um exercício bem difícil de resolver. ‘texto base’

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Sobre Cesarious

estudei Astronomia na UFRJ no período 1973/1979... (s/ diploma)
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4 respostas para Burkhard Heim e os conceitos de ‘Hiperespaço’

  1. rockcircus disse:

    Ficou bem legal. Fiquei de escrever sobre Nick Herbert. Espero fazer isto um dia. Abração e obrigado!

    “O animismo quântico de Herbert difere do animismo tradicional, na medida em que evita assumir um modelo dualista de mente e matéria. O dualismo tradicional pressupõe que algum tipo de espírito habita um corpo e o faz mover, um fantasma na máquina. O animismo quântico de Herbert apresenta a ideia de que todo sistema natural possui uma vida interior, um centro consciente, do qual dirige e observa sua ação”. (Werner Krieglstein)

    Curtido por 1 pessoa

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